Seguidores Bloggers

domingo, 25 de novembro de 2012

Pingos de leite




Ingredientes:

- 1kg de açúcar

- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 3 litros de leite integral

Preparo:

Misture em uma panela grande e grossa 3 litros de leite integral, 1 quilo de açúcar e 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio. Leve para cozinhar e, assim que ferver, reduza o fogo. Cozinhe por mais 3 horas e 45 minutos, mexendo de vez em quando, ou até obter uma mistura cremosa e que desgrude da panela. Retire do fogo e continue a mexer até a massa começar a ficar opaca. Espalhe a massa sobre uma superfície lisa e umedecida com água, na altura de 1,5 a 2 cm.

Dicas:

Para conferir o ponto basta pingar um pouco do doce em um recipiente com água fria, se estiver sólido e não se desfizer, está pronto.

O efeito mais cremoso fica prejudicado com o excesso de açúcar, por isso não exagere.

Para dar cremosidade depois que tirar o doce do fogo tem de bater muito, sem parar, até ele amornar. Depois, espalhar num tabuleiro e acertar com uma colher.

Só depois de esfriar é que corta. Se não, gruda na faca. Quanto mais tempo passar, mais duro vai ficar. Na geladeira endurece ainda mais.

Receitas:
http://comida.ig.com.br/comidas/doces-pingos-de-leite/n1596872006806.html

http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-33--27-20120712

3 comentários:

  1. Hummmmmmm que maravilha, e parece fácil de fazer. Tentarei.

    Bjos
    Silvia Malamud

    ResponderExcluir
  2. Renata, obrigada por me seguir! Vim conhecer seu blog e adorei! Procurei o gadget dos seguidores e não encontrei. Volto posteriormente.
    Sucesso!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. minha linda vim retribuir a sua visita. amei seu blog de receita claro que nordestina que sou não poderia deixar de ficar com agua na boca ne com tanta gostosura. bjs e sucesso.

    ResponderExcluir